Subscribe RSS

Veja a seguir algumas diquinhas que farao a diferenca na sua casa, tanto para o meio ambiente, e seu bolso que vai agradecer!


1. Prefira detergentes biodegradáveis e produtos de limpeza que não agridam o meio ambiente. O cloro da água sanitária gera poluentes que prejudicam a flora e a fauna. Evite aerossóis com CFC, gás responsável pelo buraco na camada de ozônio.

2. Não escove os dentes com a torneira aberta. Gastam-se até 12 litros de água cada vez que se faz a higiene bucal sem fechar a torneira. Na cozinha, ensaboe a louça toda antes de abrir a torneira para o enxágüe.

3. Economize papel. Estima-se que para cada 100 quilos de papel reciclado são poupadas sessenta árvores.

4. Banhos que duram quinze minutos são ecologicamente incorretos: gastam em média 243 litros de água. A ONU diz que cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene.

5. Pilhas, baterias e lâmpadas contêm substâncias que podem contaminar a terra e o lençol de águas subterrâneas. A Comlurb dispõe de cestas verdes para a coleta de pilhas e baterias. A localização delas está no site www.rio.rj.gov.br/comlurb/

6. Leve sua própria sacola de compras ao supermercado. Isso diminui o consumo de sacos plásticos, reduzindo também o volume de lixo produzido.

7. Separe o lixo para reciclagem. A Comlurb calcula que apenas 5% do lixo da cidade é separado, apesar de haver coleta seletiva em quarenta bairros.

8. Só use a máquina de lavar roupa quando ela estiver cheia. Com poucas peças e lavagens freqüentes, gastam-se mais água e energia. A Light informa que, ligando a máquina dia sim, dia não, a economia é de 9 quilowatts-hora por mês na conta de luz.

9. Não compre nem cozinhe mais alimentos do que vai consumir. Segundo a Comlurb, 61% do lixo carioca é sobra de alimentos. O lixo úmido (restos de comida) deve ser separado do seco (plásticos, vidro, latas, papéis e metais). O material reciclável deve ser posto em sacos transparentes, para facilitar a identificação.

10. A geladeira e o freezer podem responder por 30% do consumo de luz. Compre os que têm o selo Procel (Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica). Evite deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo e não guarde alimentos ainda quentes.

Category: | 6 Comments

6 comments to “Dicas para deixar sua casa ecologicamente correta”

  1. vc já conhece a minha lista mimirabolantes?????

  1. Olá! Vimos que o seu blog tem grande importância para a divulgação de ações voltadas para a preservação do meio-ambiente. Por essa razão, gostaríamos de pedir sua ajuda para informar sobre a ação pioneira que nós, da Universidade Veiga de Almeida, estamos realizando.

    Você poderia nos passar algum endereço de email para podermos enviarmos o texto completo dessa proposta?

    Desde já agradecemos,

    Abraços,
    Equipe UVA. (email: midiassociais@uva.br)

  1. Prezada Juliana:

    Gostaria de divulgar e convida-los a participar do "Hub Escola de Inverno".

    Um festival de aprendizado concentrado em 3 semanas de atividades
    relacionadas aos principais temas: Consciência, Inovação e Empreendedorismo.

    Serão 49 atividades (oficinas, eventos, momentos de reflexão).

    De 11 a 31 de julho em São Paulo – SP
    no Hub Escola na rua Bela Cintra 409.


    "Entendendo a sustentabilidade de sua empresa para benefício do seu
    consumidor".

    Dentro do Hub Escola estarei participando com o workshop:
    "Entendendo a sustentabilidade de sua empresa para benefício do seu
    consumidor".

    Vejam mais informação no link: http://goo.gl/AszkM

    Agradeceria se fosse possivel compartilhar a informação com os seus
    contatos.

    Um grande abraço, obrigado.

  1. muuuito prático e interessante esse post!!

    Meu nome é Jean e resido em Londrina. Estou com um evento no facebook que pretende ajudar na limpeza e segurança das cidades brasileiras diminuindo a quantidade de lixo nas nossas ruas. Para que funcione, preciso que ocorra muita divulgação para que essa iniciativa alcance resultados palpáveis. Espero contar com a colaboração de vocês para me ajudar a espalhar essa ideia. Obrigado pela atenção. O Link está abaixo:

    http://www.facebook.com/events

  1. Olá, Juliana.

    Meu nome é Marisa Lemos, eu trabalho em uma agência de comunicação e gostaria de entrar em contato com você por email. Pode me informar o email de contato do blog?

    Obrigada.

  1. Oi Juliana
    Tomei a liberdade de publicar seu artigo em meu eu blog
    http://espiritosantosustentavel.blogspot.com.br/